feitos pela Bits
Departamento
jurídico
não é SAC
Um dos maiores Bancos do país que oferece aos seus consumidores soluções de crédito e seguros de produtos através de cartões de crédito co-bandeirados.
Fazer com que os fornecedores e colaboradores de algumas áreas entendessem como funcionava o processo interno de compras.
O não entendimento desse processo gerava muita demanda de dúvidas repetitivas para o departamento jurídico.
Contextualizando
O processo de compras da empresa envolvia várias áreas, como o departamento de compras, jurídico e financeiro, por exemplo.
O time não conseguia entender quais eram os passos que deveria seguir, o que gerava muita dúvida para o jurídico.
O Banco precisava simplificar esse processo e torná-lo funcional, simples e direto para que as pessoas entendessem os próximos passos sem precisar consultar o jurídico.
A Bits gamificou o processo de compras, que virou um jogo de tabuleiro.
Dessa forma a jornada se tornou simples e intuitiva. O usuário passou a entender quais eram os próximos passos, deixando de acionar o jurídico constantemente.
Em cada etapa que o usuário avança, ele recebe uma nova conquista e percebe que está evoluindo no processo.
Isso fez com que o usuário deixasse de acionar o jurídico. Como consequência, o time jurídico conseguiu ter mais tempo para focar em demandas estratégicas e deixar de lado o operacional.
Isso foi possível porque durante o projeto conseguimos entender quais eram as dores do usuário daquele documento. Com isso, foi feito o mapeamento dos resultados esperados e depois foi colhido o feedback dos usuários, usando a metodologia exclusiva desenvolvida pela Bits.
Além de facilitar a jornada, o “Game da Contratação” do Banco também gerou engajamento dentro e fora da área
jurídica.
“Ele traz uma mudança de mindset após aplicação de Legal Design, pois o Banco foi capaz de focar na contratação de parceiros que tenham essa mesma mentalidade de simplificação e facilitação da comunicação.” – disse a Diretora Jurídica do Banco.
Com essa mentalidade de inovação e trazer acessibilidade à informação, o departamento jurídico do Banco expandiu o projeto de aplicação de Legal Design em parceria com a Bits e começou a transformar todos os seus documentos.
Além disso, outras áreas da empresa se espelharam no exemplo do time jurídico e nos contrataram para trabalhos semelhantes.
Outro exemplo disso foi o resultado final do Legal Design no contrato de prestação de serviço que, de acordo com o Diretor de Inovação do Banco, agora cabe até num “stories”.
Preencha o formulário abaixo para falar com um especialista