Entenda a relação entre Direito e Tecnologia

A evolução digital e o espaço conquistado pela tecnologia nas mais diversas áreas da prestação de serviços tornou a união entre direito e tecnologia muito mais forte.

Presentes na rotina de diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, as inovações tecnológicas contribuem para as demandas do direito e facilitam a vida de diversos profissionais.

Quer entender mais sobre a relação entre direito e tecnologia?

A equipe Bits tira suas dúvidas sobre esse tema e te informa sobre o assunto.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é tecnologia jurídica?

Podemos definir a tecnologia jurídica como uma ferramenta que vai otimizar as atividades jurídicas.

Trazendo mais precisão, praticidade e agilidade, ela contribui com as demandas nos escritórios, potencializando resultados.

Por meio da tecnologia jurídica, é possível:

  • planejar melhor a aplicação dos recursos da empresa;
  • proporcionar um melhor e mais completo atendimento ao cliente;
  • reduzir burocracias e gerar mais autonomia para os diversos setores;
  • melhorar a organização do local de trabalho e trazer mais comunicação entre as equipes.

Contando com a tecnologia aplicada ao dia a dia dos escritórios, os atendimentos ficam mais ágeis e assertivos, abrindo espaço até para que a empresa consiga dar atenção para mais clientes.

Além disso, as ferramentas que compõem o conjunto de inovações jurídicas oferecem benefícios que antes não eram possíveis, como relatórios de desempenho e métricas de crescimento para os escritórios.

Como sentimos os impactos da tecnologia no direito?

A tecnologia trouxe para a realidade na área do Direito um conceito que antes não era relacionado às práticas jurídicas: a acessibilidade.

Os processos que agora podem ser eletrônicos trazem mais conforto e agilidade para o cliente.

Além disso, o advogado dedica menos do seu tempo às atividades burocráticas, assim consegue destinar seus esforços essencialmente para o exercício da advocacia.

O auxílio da tecnologia também influencia os estudos na área do Direito, bem como a tomada de decisões, e até a satisfação do cliente que contrata um advogado.

E, cada vez mais, as inovações jurídicas estão presentes e se atualizam em todas as áreas.

Soluções que relacionam direito e tecnologia

As práticas jurídicas e a tecnologia estão ligadas por meio de soluções que facilitam a rotina do advogado e trazem agilidade para o cliente.

Confira abaixo algumas dessas facilidades:

Processos eletrônicos

Automatizar processos e contratos foi um dos grandes benefícios oferecidos pela tecnologia jurídica.

Com as tecnologias de processos eletrônicos, é possível atender um alcance maior de documentos em menos tempo e com maior precisão.

Isso contribui para que os prazos dos processos sejam mantidos, além de aumentar a produtividade da equipe.

Buscas de informações

Alguns sistemas jurídicos agora contribuem com a rotina do advogado na hora de consultar dados e buscar por informações.

Os sistemas em questão fazem parte de uma rede conveniada ao Poder Judiciário, com foco em reduzir as burocracias em escritórios.

Eles facilitam a consulta a:

  • informações bancárias;
  • posses de imóveis e veículos;
  • histórico na Receita Federal;
  • entre outros.

Assim, fica mais simples pesquisar por um indivíduo e mais rápido dar continuidade a atendimentos e processos.

Legal design

Combinando os conceitos de design e user experience, o legal design traz melhores resultados para documentos e contratos.

Isso porque eles tornam os documentos mais acessíveis e de mais fácil compreensão para os clientes e usuários em geral daquele documento.

Por meio de uma linguagem menos confusa e com o auxílio de elementos visuais, o objetivo do legal design é reduzir o “vai e vem” de contratos e garantir um atendimento mais humanizado para os clientes do escritório.

Quer treinar o seu time para que ele seja capaz de produzir documentos com o legal design? Confira aqui a metodologia Bits!

Uso de softwares jurídicos

Seja para gerir projetos, organizar dados, demandar tarefas, fazer legal design ou cumprir prazos: os softwares jurídicos agora são indispensáveis na rotina do profissional do Direito.

Eles automatizam atividades repetitivas que dispensam a atenção do advogado,deixando o livre para dedicar-se integralmente às estratégias jurídicas e ao atendimento ao cliente.

Também são eficazes no armazenamento de dados dos clientes, bem como no monitoramento do fluxo de caixa, emissão de boletos e toda a gestão financeira.

Os softwares jurídicos são ferramentas completas para a rotina na área, sendo possível inclusive, já criar seus documentos em Legal Design através de uma plataforma exclusiva pra isso, como é no caso do UXDoc.

Quais vantagens a relação entre direito e tecnologia traz aos advogados?

Os profissionais da área jurídica são os mais beneficiados com essa aliança entre o Direito e tecnologia.

Confira abaixo as vantagens em aderir à essas inovações:

Rapidez e eficiência

A presença da tecnologia reduz burocracias e agiliza os processos.

Isso garante um melhor atendimento e uma resposta mais rápida para os clientes, que já estão acostumados a associar o jurídico com lentidão e paciência.

Isso fideliza os clientes, garante melhores resultados e aumenta a produtividade nos escritórios, contribuindo para o crescimento da empresa.

Redução de erros

Com tudo centralizado em sistemas únicos de automação, os erros por repetição ou interferência humana são reduzidos ao mínimo.

Isso garante maior controle de prazos em processos e maior segurança ao lidar com as informações dos clientes.

Além disso, as demandas administrativas e financeiras, ao se tornarem automatizadas, garantem uma maior taxa de sucesso nas métricas de crescimento do escritório.

Novas oportunidades de trabalho

Com novas tecnologias, chegam novas oportunidades de trabalho e negócios!

Operar e aprender com essas inovações jurídicas abriram espaço para novos campos de atuação na área do direito.

Assim, é possível que os advogados interessados se especializem e adquiram novos conhecimentos nas áreas da tecnologia, da informação e da proteção de dados.

Melhorar a experiência de quem usa documentos jurídicos

Ao oferecer um documento onde o leitor consegue entender seu conteúdo com facilidade vai fazer com que ele tenha uma experiência muito melhor com seu serviço.

Isso faz com que ele vire um fã do seu trabalho e comece a indicá-lo para outras pessoas.

Para fazer documentos com legal design, você não precisa ter conhecimento profundo em design, no UX Doc é possível acessar templates prontos onde você consegue adaptar à sua necessidade e identidade visual do seu escritório.

Conclusão

Trazendo mais facilidade e melhores resultados para a rotina de advogados e escritórios, a união entre Direito e tecnologia tem se consolidado cada vez mais.

Aliando ferramentas que tornam o Direito mais acessível às novas possibilidades de atuação, o resultado são melhores atendimentos e menos burocracia.

Você conhece alguém que também está em busca da incorporação do direito e tecnologia?

Então, compartilhe este artigo e veja o quanto as ferramentas tecnológicas podem ajudar o setor jurídico!

Confira o blog da Bits para mais dicas de inovação jurídica e conhecer tudo sobre ferramentas como o legal design.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04