Gestão de departamento jurídico: como fazer em 5 passos

Notebooks sobre mesa de trabalho faendo gestão de departamento jurídico

Um dos setores mais estratégicos de uma empresa, para que o jurídico continue trazendo resultados assertivos no seu modelo de negócios, é essencial que ele conte com uma boa gestão.

E, apesar de ser uma área forte no mercado e com muitos profissionais atuantes, uma gestão de departamento jurídico realmente eficiente não é regra em todos os lugares; muitas empresas enfrentam dificuldades nesse gerenciamento.

Para ajudar você e o seu empreendimento a ter um departamento jurídico de sucesso e alinhado às expectativas do seu negócio, a Bits preparou um conteúdo especial sobre esse assunto.

Acompanhe abaixo para ler sobre o tema, tirar suas dúvidas e aplicar nossas dicas na sua empresa.

Boa leitura!

O que faz o departamento jurídico?

Muita gente ainda desconhece a importância do departamento jurídico para uma empresa.

É essa a equipe responsável por:

  • fazer negociações;
  • prestar consultorias;
  • evitar processos para a empresa;
  • manter a regularidade fiscal e contratual;
  • proteger informações com base na LGPD;
  • avaliar contratos de fornecedores e clientes;
  • entre outras funções.

Além disso, com a inovação tecnológica e as mudanças na área, o departamento jurídico passou a assumir outra função muito importante.

Os profissionais desse time também fornecem estatísticas através de indicadores e KPIs.

Essa função é essencial para identificar melhorias e propor soluções, contribuindo para o crescimento da empresa.

O que é uma gestão jurídica?

O que é getão de departamento jurídico

A gestão jurídica é essencial para pensar e desempenhar estratégias que impactam diretamente o desenvolvimento do negócio.

Esse modelo de gestão é baseado em quatro pilares:

  1. gestão financeira;
  2. marketing jurídico;
  3. gestão de pessoas;
  4. controladoria jurídica.

Com todos integrados e trabalhando de maneira complementar, a gestão jurídica atua para que a empresa possa contar com atitudes planejadas, que façam uso consciente do capital envolvido e priorizem um tratamento humanizado ao seu público-alvo.

Como fazer gestão do departamento jurídico em 5 passos

Apesar de cada empresa contar com suas particularidades e necessidades, algumas etapas da gestão jurídica são comuns entre elas, presentes em toda equipe que atua nessa área.

Confira abaixo como fazer a gestão do jurídico da empresa em 5 passos:

Organizar documentos

É por meio da organização e planejamento que as empresas solidificam uma base que permite um crescimento efetivo.

No departamento jurídico, organização é essencial.

Monitorando e analisando documentos, arquivos, contratos e recibos, é que a empresa consegue identificar onde estão surgindo riscos que afetam o desempenho da organização.

Essas falhas podem ser trabalhistas, tributárias, comerciais ou contratuais.

Essa prática prepara, também, o departamento para entregar relatórios completos e sugerir mudanças embasadas em problemas reais da empresa.

Fazer gestão de pessoas

Para que seu time de colaboradores atendam às expectativas da empresa e desempenhem suas funções com proatividade, é necessária uma gestão de pessoas eficaz.

Os mais variados perfis que compõem um departamento devem ser valorizados, abrindo espaço para o compartilhamento de ideias e a integração entre as equipes.

Além disso, funcionários valorizados trabalham com mais dedicação e se sentem necessários na rotina empresarial.

Por isso, na gestão do departamento jurídico, é essencial destacar a importância de um relacionamento de apoio e integração, onde a liderança e o operacional trabalhem juntos pelo desenvolvimento da empresa.

Fazer gestão de processos

Uma gestão de processos eficiente é aquela que acompanha a demanda desde a sua entrada dentro da empresa, um papel importante a ser desempenhado pelo departamento jurídico.

Aqui, monitorar os processos e as entregas ajuda a atestar se o modelo do negócio funciona bem e, se não é esse o caso, onde os gargalos estão fixados, e de que forma trabalhar para melhorar.

Esse passo da gestão jurídica é essencial para empresas que desejam proporcionar um serviço de qualidade para seus clientes.

Acompanhar indicadores e KPIs

Do inglês Key Performance Indicators, os indicadores-chave de desempenho são fundamentais para a empresa alcançar o crescimento desejado.

Aqui, a função do departamento jurídico é a de definir metas e traçar estratégias que estejam de acordo com a perspectiva de desenvolvimento do negócio, refletindo a visão e os valores da empresa.

Para fazer essa análise, a empresa pode usar softwares e ferramentas com essa finalidade, como aplicações de big data analytics e Inteligência Artificial, contribuindo para resultados completos e insights interessantes.

Criar estratégias para redução de custos

Qual empresa não gostaria de reduzir seus custos operacionais para aplicar em outras áreas do negócio?

Com o jurídico controlando riscos de processos que podem ser prejudiciais para a empresa, são menores as chances do empreendimento sofrer com grandes prejuízos financeiros.

Além disso, é o departamento jurídico o responsável por direcionar o negócio às melhores práticas tributárias, mantendo a empresa na regularidade e evitando multas.

Melhores práticas para a gestão de departamento jurídico

Dicas de gestão de departamento jurídico

Para deixar ainda mais completo e eficiente o papel desempenhado pelo time jurídico da sua empresa, confira abaixo uma lista de melhores práticas que a Bits preparou:

  • automatize processos e use a tecnologia;
  • cultive parcerias que tragam bons resultados;
  • mantenha a mente aberta para receber novas ideias e sugestões;
  • tenha sempre uma comunicação clara com os demais departamentos;
  • contrate profissionais sérios e que demonstram comprometimento com o que fazem;
  • evolua suas estratégias de acordo com as necessidades e o crescimento do negócio;
  • deixe um pouco de lado conservadorismos e antigas práticas do Direito que não funcionam mais tão bem.

Seguindo essas dicas e investindo de maneira assertiva na sua equipe jurídica, temos certeza de que esse departamento será um sucesso na sua empresa.

Para ajudar o seu departamento jurídico com documentos otimizados e fáceis de compreender, conte com o método Bits de Legal Design!

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de departamento jurídico, temos certeza de que não vê a hora de aplicar essas dicas na sua empresa!

Sempre com foco no desenvolvimento aliado à entrega de resultados, a atuação do jurídico em uma empresa é necessária para o melhor desempenho dos processos, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do serviço.

Não deixe de implementar isso no seu negócio e garantir que sua empresa seja destaque frente à concorrência!

Para mais dicas e informações no ramo do Direito, acesse o blog da Bits e confira nosso conteúdo completo.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04