Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quando falamos de Legal Design em contratos, estamos falando sobre a utilização de recursos de design e da experiência do usuário para uma finalidade específica: fechar negócios com satisfação do usuário.
A ideia principal é pegar o contrato com palavras complexas, sem contextos visuais, com textos extensos e cansativos e transformar em um documento fácil, com a mensagem clara e pensado na experiência do usuário na interação com o documento.
Para isso, são utilizadas uma série de recursos que favorecem o entendimento e a usabilidade do contrato, para que assim, seja cumprida a sua função de uma forma simples e intuitiva.
Com esse objetivo, o uso de cores, elementos visuais, linguagem facilitada e aspectos gráficos facilitam a funcionalidade do documento.
Como o contrato fica com a estética diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver: um paredão de texto – surgem algumas dúvidas sobre essa nova forma de fazer contratos. Por isso, prepamos esse post pra esclarecer tudo sobre a aplicação de legal design nos contratos.
O que você verá aqui:
- Contrato com legal design tem validade jurídica?
- Por que usar legal design ou visual law no meu contrato?
- O Legal Design pode ser usado em qualquer tipo de contrato?
- Benefícios ao usar Legal Design
- Qual plataforma usar para criar meu contrato?
Contrato com Legal Design ou visual law tem validade jurídica?
Por ser algo novo e visualmente diferente do que estamos acostumados no mundo jurídico, a dúvida sobre a validade jurídica é uma questão constante para quem ainda tem pouca informação sobre o assunto.
Então vamos ao que importa: o uso de legal design traz algum prejuizo para o contrato?
A aplicação do legal design pode ser usada em quase todo tipo de contrato, até mesmo em contratos sociais, que costumam exigir maiores formalidades, conforme presvitos na Instrução Normativa 55 (DREI) . Inclusive, o contrato social da Bits Academy foi o primeiro a ser registrado com Legal Design e não houve qualquer exigência.
Além disso, da Instrução Normativa 55 (DREI) já existem outras normas que sugerem a aplicação do legal design, como é o caso da Resolução nº 347/20 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Por que usar legal design ou visual law no meu contrato?
O uso de Legal Design funciona como um facilitador mental, acelerador de entendimento.
Na medida em que os seus contratos são facilmente compreendidos, funcionais e úteis, o destinatário final daquele contrato vai compreender melhor as cláusulas nele previstas. Isso fará com que ele assine mais rápido o contrato, impactando diretamente o ciclo de vendas, por exemplo.
Esse foi o caso da Lobby. Eles costumavam levar 90 dias para fechar um negócio. Após a empresa aplicar legal design nos contratos com seus clientes esse tempo foi reduzido para 30 dias.
Para acessar o case completo, basta clicar aqui.
O Legal Design pode ser usado em qualquer tipo de contrato?
De acordo com a lei, se não houver restrição de lei especifíca, é possível fazer um contrato em qualquer formato, inclusive verbal.
Portanto, os contratos com legal design e visual law tem plena validade e eficácia jurídica.
E vão além, eles são mais funcionais, claros e objetivos.
Dessa forma, o contrato com legal design trata-se de um contrato como outro qualquer, apenas evoluído, com adequações feitas para facilitar o entendimento do leitor final do documento.
Benefícios ao usar Legal Design ou visual law
Normalmente, a experiência do usuário com documentos jurídicos não são das melhores: burocracia, juridiquês, textos cansativos e que não passam a mensagem final para quem ler.
O Legal Design é um benefício para a sua empresa e para o desenvolvimento da sua equipe porque:
- Diminui seu ciclo de vendas
- Gera maior transparência nas relações
- Diminui o inadimplemento das obrigações
- Ajuda na comunicação com seu cliente;
- Melhora processos;
- Soluciona problemas de forma eficiente;
Qual plataforma usar para criar meu contrato?
O UX Doc é o único software que foi desenvolvido especificamente para a criação de documentos com legal design.
Na plataforma você encontra diversos modelos de contratos para fazer a adaptação à sua necessidade como identidade visual da sua marca.
Além disso, você tem acesso a um banco de cláusulas escritas com aplicação de ux writing, ou seja, com a “tradução” do “juridiquês.
Além do UX Doc, é possível criar contratos usando plataformas de design como o canva, powerpoint , figma e até mesmo no word.
Fundadora e CMO na Bits Academy, onde ganhou os prêmios do Startup Awards e 100 open Startups. É presidente da Comissão de Legal Design e Visual Law OAB/PB. Possui mestrado em Portugal, é advogada e professora no INSPER e na Bits Academy. Autora do livro: “Transforme qualquer pessoa em cliente”. Foi listada como uma das líderes de comunidade de startups do Estado da Paraíba em uma pesquisa nacional realizada pela ABStartups . Ela também foi Coordenadora de Novos Negócios na Vá de Táxi e fundou o GFM.