Software jurídico: como escolher?

software juridico visual law
Getting your Trinity Audio player ready...

Software jurídicos já fazem parte da rotina dos escritórios de advocacia, seja para automatizar processos internos, gerir prazos, comunicação entre times e clientes e para otimizar o que for possível dando mais agilidade aos advogados. A esse movimento é dado o nome de transformação digital jurídica.

O mercado tem se tornado aquecido nessa área: como destaca essa matéria da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os advogados estão apostando nas legaltechs e desenvolvendo diversas facilidades para o mundo jurídico.

Na hora de escolher o software jurídico mais indicado para o seu escritório, é necessário para já ter mapeado que problema você quer resolver, senão você pode escolher softwares que não se aplicam a sua realidade ou são extremamente caros.

Separamos aqui o que você precisa saber antes de sair contratando softwares por aí.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que são softwares jurídicos?

Softwares para advogados são sistemas que oferecem agilidade para a rotina dos escritórios de advocacia, além de ajudarem a organizar e realizar algumas das demandas presentes nas práticas do Direito.

Projetados para as mais diversas áreas, os softwares jurídicos são indicados para todos os profissionais, de grandes escritórios a advogados autônomos.

O que você precisa saber antes de contratar softwares jurídicos?

software visual law

Passo 1: Que problema o software jurídico resolve

Antes de qualquer coisa, analise: Qual o problema que você vai resolver após ter aquele software dentro do seu escritório?

Seu escritório quer apenas gerir os pagamentos e cobranças? Quer automatizar processos? Quer fazer peticionamento eletrônico? Quer fazer legal design?

O problema que você tem hoje vai nortear a solução que você vai buscar.

Passo 2: Qual o grau de complexidade para utilizar o software?

Um erro muito comum de escritórios que tentam se digitalizar é querer contratar o melhor e mais complexo software do mercado. No entando, não analisam o grau de complexidade para usar todas as funcionalidades que aquela ferramenta dispõe.

Então o que acontece? A plataforma fica subutilizada, já que o time não consegue operá-la por não entender bem. Só que o escritório estará pagando caro para ter aquele sistema.

E isso nos leva ao próximo ponto.

Passo 3: Analise o valor

Existe software para todos os tipos e tamanhos de escritórios e departamento jurídicos. Então não busque o que tem mais funcionalidade, busque o que tem as funcionalidades que você precisa com o melhor valor.

Passo 4: Analise o tempo de implementação

Esse passo está bem relacionado ao passo 2. Quanto mais complexo um software, maior vai ser o tempo de implementação. Por isso analise se vale a pena investir tempo e dinheiro nessa fase de implementação.

Verifique os ganhos que você terá, a agilidade no dia a dia, se valer a pena, contrate.

Como os softwares jurídicos podem ajudar?

Desde aumentar a produtividade a desafogar o trabalho das equipes envolvidas em um escritório de advocacia, essa plataforma para advogados oferece diversas vantagens para quem trabalha nesse nicho da prestação de serviços.

Listamos algumas delas logo abaixo, confira:

Automatização de processos

Tarefas manuais e repetitivas agora não precisam de um profissional destinado especialmente a isso: é possível deixar que um software jurídico faça isso por você!

Com ele, o escritório armazena todas as informações de um processo, automatizando um cadastro, classificando e armazenando documentos em nuvem.

Além disso, você põe fim às diversas pastas no drive e planilhas no Excel que, muitas vezes, apenas repetem dados e acabam não sendo muito usuais para a equipe.

Uma boa opção pode ser a contratação da Projuris.

Diminuição de erros

Atividades desempenhadas por um humano estão sempre sujeitas a erros, e isso é absolutamente normal.

Porém quando essas tarefas são automatizadas e feitas de forma sempre correta e assertiva, além de ser bom para o escritório, evita que a responsabilidade fique toda em um único profissional.

Com uma plataforma para advogados, você evita que seu escritório perca prazos, preencha documentos e contratos com dados errados, e ainda garante melhor fluidez dos processos do seu time.

Entrega de valor ao cliente

Essa vantagem é mais uma consequência das funcionalidades dos softwares jurídicos.

Com uma tecnologia que auxilia na organização, distribuição de demandas, controle de prazos e comunicação, entre as equipes e com os clientes, fica ainda mais fácil trabalhar a imagem do escritório.

Com cronogramas sempre cumpridos, o cliente fica satisfeito e passa a confiar no trabalho do escritório, fortalecendo o valor e a credibilidade da sua empresa.

Tipos de software jurídicos: como escolher?

Advogado em mesa de trabalho conferindo em notebook quais os tipos de software jurídico mais comuns

Quando falamos que esses sistemas podem ser usados nas mais diversas áreas do Direito, é porque o mercado já oferece diversas soluções em softwares jurídicos.

Cada um tem funções mais específicas: alguns voltados para a gestão de processos, outros para a gestão financeira, alguns ajudando com relatórios e indicadores.

Listamos abaixo os principais deles, que podem ser úteis para as demandas do seu escritório; confira:

Software jurídico para acompanhar processos

Gerenciando e acompanhando processos, esse tipo de sistema ajuda com uma das principais demandas dos advogados: lidar com prazos.

Para garantir a satisfação do cliente e o melhor direcionamento de qualquer processo, cumprir com os prazos estipulados é essencial, e contar com uma tecnologia para isso facilita demais a rotina dos escritórios.

Além disso, softwares de acompanhamento de processos também digitalizam e armazenam os processos, e você consegue monitorá-los de qualquer lugar.

Vamos deixar aqui algumas opções: Aurum, JusBrasil e Projuris

Software de finanças e contabilidade

Indicado para qualquer área do mercado, um sistema de finanças e contabilidade é essencial para manter a organização de uma empresa – e não seria diferente com um escritório de advocacia.

Com receita sempre entrando e saindo, é muito importante que todos os sócios da empresa tenham ciência de que forma o capital está sendo investido, bem como das despesas do escritório e o que fazer em casos de prejuízos financeiros.

Contar com um software de finanças ajuda a reduzir custos e identificar melhorias e mudanças na contabilidade da empresa.

Aqui vão algumas soluções:

Software jurídico para gestão de escritórios

Para organizar todas as demandas de um escritório, e geri-las com eficiência, contar com um sistema para gerenciamento geral pode ser uma grande ajuda.

Com um software jurídico especializado nessa área, é possível que o time crie tarefas no sistema com atribuições individuais ou coletivas, além de atribuir prazos, funções e prioridades.

Um sistema assim aproxima os diversos setores, facilita a comunicação entre as equipes, e contribui para a entrega de um trabalho de excelência para os seus clientes.

Software jurídico de legal design e visual law

Uma das inovações que mais tem conquistado espaço na advocacia é o legal design.

O legal design consiste na otimização de contratos e documentos jurídicos, para a melhor compreensão do conteúdo por clientes, juízes e a sociedade como um todo.

Hoje já existe um software onde é possível criar seus modelos em legal design e automatizá-los.

Através do UX DOC você cria documentos compreensíveis por qualquer pessoa, encanta o cliente e faz com que o judiciário entenda a sua tese. Modelos Legal design visual law

Usando o legal design e visual na rotina do seu escritório, você garante:

  • melhor experiência do usuário;
  • menos edições nos documentos;
  • mais sucesso nas ações do judiciário;
  • menos vai e volta na negociação de contratos;
  • entre outras vantagens.

 

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre software jurídico e quais os mais indicados para a sua equipe !

Conte com mais esse auxílio da tecnologia para se tornar referência no seu mercado.

Na hora de escolher o melhor software jurídico de visual law, conte com a Bits para otimizar seus documentos e contratos!

Para mais dicas e informações, acesse o blog da Bits.

Acompanhe os nossos conteúdos.