Getting your Trinity Audio player ready...
|
O contrato de compra e venda de imóvel é o responsável por oficializar uma transação que envolve o pagamento em dinheiro por uma casa, apartamento, ou até um imóvel comercial. Por serem extremamente complexos e envolverem altos valores, esses contratos podem ser um grande obstáculo na hora da compra e venda.
Por isso, existe uma nova forma de criar esses contratos que faz com que as construtoras e incorporadoras fechem contratos mais rápido e ofereçam uma melhor experiência para os seus clientes.
Quer saber mais sobre como funciona e fazer com ele seja mais fácil de entender? A gente te explica!
O que você vai encontrar aqui:
- Como funciona
- A lei já exige: quadro-resumo
- Como fechar contratos de compra e venda mais rápido – Caso de sucesso
- Como aplicar visual law e legal design em contrato de compra e venda?
- Modelo de visual law e legal design para contrato de compra e venda
Acompanhe até o final e boa leitura!
Como funciona?
O contrato de compra e venda de um imóvel traz uma relação completa de todas as informações relevantes para que a negociação ocorra sem surpresas para ambas as partes. Esse contrato traz a segurança de que a venda foi efetuada de acordo com as condições de todas as pessoas envolvidas.
Mas como falar em segurança se uma das partes não entende bem o que diz cada cláusula do contrato?
É pra resolver situações como essa que surge o legal design e visual law.
O Legal Design é uma abordagem que utiliza os princípios do design para criar soluções jurídicas mais efetivas e acessíveis para as pessoas. Funciona através da aplicação de técnicas de design, como o uso de elementos visuais, linguagem clara e objetiva, formatação e organização do texto, entre outras, para tornar documentos legais mais fáceis de serem compreendidos e utilizados. Ao aplicar o Legal Design, é possível criar soluções mais acessíveis e inclusivas para problemas jurídicos complexos, tornando o direito mais efetivo e alcançável para todos.
A lei já exige: quadro-resumo – Alterações da Lei 13.786/18
Em 2018 foi publicada a Lei nº 13.786/18, trouxe a obrigatoriedade do uso de “Quadro-Resumo”, nos contratos de compra e venda.
A lei em questão alterou a Lei de Incorporações em seu art. 35-A, para estabelecer que os contratos regulamentados pela lei “serão iniciados por quadro-resumo”. O quadro resumo é uma exigência legal que determina que os contratos de compra e venda de imóveis devem incluir um resumo das principais informações do contrato de forma clara e objetiva. Essas informações incluem o preço do imóvel, as condições de pagamento, as garantias oferecidas e outras informações relevantes.
Ao aplicar o Legal Design ao quadro resumo em contratos de compra e venda de imóveis, é possível ajudar a tornar esses documentos mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral. Isso pode contribuir para uma maior transparência nas transações imobiliárias e ajudar a evitar conflitos e disputas futuras.
Como fechar contratos de compra e venda mais rápido – Caso de sucesso
Um caso de sucesso na aplicação do Legal Design foi de uma das clientes da Bits, uma das maiores construtoras do país , que conseguiu vender unidades de apartamentos mais rapidamente depois de adotar o legal design nos contratos de compra e venda. A construtora percebeu que os clientes muitas vezes não entendiam o contrato de compra e venda tradicional, o que atrasava o processo de venda e gerava frustração nos clientes.
Para resolver esse problema, a construtora adotou uma abordagem de Legal Design em seu contrato de compra e venda, utilizando elementos visuais, linguagem clara e formatação para tornar as informações mais acessíveis e compreensíveis para os clientes. Como resultado, os clientes passaram a entender melhor as condições do contrato e o processo de venda se tornou mais rápido e eficiente.
Além disso, a construtora também recebeu feedback positivo dos clientes, que destacaram a facilidade em entender o conteúdo do contrato.
Esse caso de sucesso evidencia como o Legal Design pode ser uma ferramenta poderosa para tornar documentos legais mais acessíveis e contribuir para uma finalização mais rápida e eficiente de contratos de compra e venda. Ao aplicar princípios de design em documentos jurídicos, é possível ajudar a melhorar a experiência do cliente e evitar atrasos e problemas na finalização de negócios.
Como aplicar visual law e legal design em contrato de compra e venda?
O primeiro passo para aplicar é entender quem será o destinatário final daquele documento. A partir daí, deve ser analisado questões socioeconômicas do leitor para saber qual linguagem e visual utilizar.
Após a analise do leitor, é importante saber qual o problema causado pelo contrato de compra e venda hoje. Alguns dos problemas mais comuns são: incompreensão do conteúdo, insegurança ao assinar o contrato, ciclo de vendas muito longo.
Mapeado os problemas, o legal design e visual law entram como ferramentas para resolvê-los.
Modelo de contrato com visual law e legal design
Existe um software de legal design e visual law onde é possível acessar modelos prontos de legal design e visual law, é o UX DOC.
Nele você não precisa começar de uma folha em branco, basta escolher algum modelo e editar para as necessidades da sua construtora.
Conclusão
Ainda ficou alguma dúvida sobre contrato legal design e visual law em compra e venda de imóvel? Entre em contato com a Bits, empresa focada em Legal Design e Visual Law que já fez os contratos das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil.
Clique aqui par falar com um especialista da Bits.
Fundadora e CMO na Bits Academy, onde ganhou os prêmios do Startup Awards e 100 open Startups. É presidente da Comissão de Legal Design e Visual Law OAB/PB. Possui mestrado em Portugal, é advogada e professora no INSPER e na Bits Academy. Autora do livro: “Transforme qualquer pessoa em cliente”. Foi listada como uma das líderes de comunidade de startups do Estado da Paraíba em uma pesquisa nacional realizada pela ABStartups . Ela também foi Coordenadora de Novos Negócios na Vá de Táxi e fundou o GFM.