Contrato de compra e venda de imóvel com legal design e visual law

Quadro resumo legal design visual law
Getting your Trinity Audio player ready...

O contrato de compra e venda de imóvel é o responsável por oficializar uma transação que envolve o pagamento em dinheiro por uma casa, apartamento, ou até um imóvel comercial. Por serem extremamente complexos e envolverem altos valores, esses contratos podem ser um grande obstáculo na hora da compra e venda.

Por isso, existe uma nova forma de criar esses contratos que faz com que as construtoras e incorporadoras fechem contratos mais rápido e ofereçam uma melhor experiência para os seus clientes.

Quer saber mais sobre como funciona e fazer com ele seja mais fácil de entender? A gente te explica!

 

O que você vai encontrar aqui:

  • Como funciona
  • A lei já exige: quadro-resumo
  • Como fechar contratos de compra e venda mais rápido – Caso de sucesso
  • Como aplicar visual law e legal design em contrato de compra e venda?
  • Modelo de visual law e legal design para contrato de compra e venda

Acompanhe até o final e boa leitura!

 

Como funciona?

O contrato de compra e venda de um imóvel traz uma relação completa de todas as informações relevantes para que a negociação ocorra sem surpresas para ambas as partes. Esse contrato traz a segurança de que a venda foi efetuada de acordo com as condições de todas as pessoas envolvidas.

Mas como falar em segurança se uma das partes não entende bem o que diz cada cláusula do contrato?

É pra resolver situações como essa que surge o legal design e visual law.

O Legal Design é uma abordagem que utiliza os princípios do design para criar soluções jurídicas mais efetivas e acessíveis para as pessoas. Funciona através da aplicação de técnicas de design, como o uso de elementos visuais, linguagem clara e objetiva, formatação e organização do texto, entre outras, para tornar documentos legais mais fáceis de serem compreendidos e utilizados. Ao aplicar o Legal Design, é possível criar soluções mais acessíveis e inclusivas para problemas jurídicos complexos, tornando o direito mais efetivo e alcançável para todos.

 

A lei já exige: quadro-resumo – Alterações da Lei 13.786/18

 

Em 2018 foi publicada a Lei nº 13.786/18, trouxe a obrigatoriedade do uso de “Quadro-Resumo”, nos contratos de compra e venda.

A lei em questão alterou a Lei de Incorporações em seu art. 35-A, para estabelecer que os contratos regulamentados pela lei “serão iniciados por quadro-resumo”. O quadro resumo é uma exigência legal que determina que os contratos de compra e venda de imóveis devem incluir um resumo das principais informações do contrato de forma clara e objetiva. Essas informações incluem o preço do imóvel, as condições de pagamento, as garantias oferecidas e outras informações relevantes.

Quadro resumo legal design visual law
Quadro resumo feito pela BITS para construtora

 

Ao aplicar o Legal Design ao quadro resumo em contratos de compra e venda de imóveis, é possível ajudar a tornar esses documentos mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral. Isso pode contribuir para uma maior transparência nas transações imobiliárias e ajudar a evitar conflitos e disputas futuras.

 

Como fechar contratos de compra e venda mais rápido – Caso de sucesso

Um caso de sucesso na aplicação do Legal Design foi de uma das clientes da Bits, uma das maiores construtoras do país , que conseguiu vender unidades de apartamentos mais rapidamente depois de adotar o legal design nos contratos de compra e venda. A construtora percebeu que os clientes muitas vezes não entendiam o contrato de compra e venda tradicional, o que atrasava o processo de venda e gerava frustração nos clientes.

Para resolver esse problema, a construtora adotou uma abordagem de Legal Design em seu contrato de compra e venda, utilizando elementos visuais, linguagem clara e formatação para tornar as informações mais acessíveis e compreensíveis para os clientes. Como resultado, os clientes passaram a entender melhor as condições do contrato e o processo de venda se tornou mais rápido e eficiente.

Além disso, a construtora também recebeu feedback positivo dos clientes, que destacaram a facilidade em entender o conteúdo do contrato.

Esse caso de sucesso evidencia como o Legal Design pode ser uma ferramenta poderosa para tornar documentos legais mais acessíveis e contribuir para uma finalização mais rápida e eficiente de contratos de compra e venda. Ao aplicar princípios de design em documentos jurídicos, é possível ajudar a melhorar a experiência do cliente e evitar atrasos e problemas na finalização de negócios.

legal design construtora visual law
Legal design feito pela Bits

Como aplicar visual law e legal design em contrato de compra e venda?

O primeiro passo para aplicar é entender quem será o destinatário final daquele documento.  A partir daí, deve ser analisado questões socioeconômicas do leitor para saber qual linguagem e visual utilizar.

Após a analise do leitor, é importante saber qual o problema causado pelo contrato de compra e venda hoje. Alguns dos problemas mais comuns são: incompreensão do conteúdo, insegurança ao assinar o contrato, ciclo de vendas muito longo.

Mapeado os problemas, o legal design e visual law entram como ferramentas para resolvê-los.

 

Modelo de contrato com visual law e legal design 

Existe um software de legal design e visual law onde é possível acessar modelos prontos de legal design e visual law, é o UX DOC.

Nele você não precisa começar de uma folha em branco, basta escolher algum modelo e editar para as necessidades da sua construtora.

software visual law
software visual law e legal design

 

Conclusão

Ainda ficou alguma dúvida sobre contrato legal design e visual law em compra e venda de imóvel? Entre em contato com a Bits, empresa focada em Legal Design e Visual Law que já fez os contratos das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil.

Clique aqui par falar com um especialista da Bits.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04