Contrato com Legal Design: tudo que você precisa saber

contrato legal design visual law
Getting your Trinity Audio player ready...

Quando falamos de Legal Design em contratos, estamos falando sobre a utilização de recursos de design e da experiência do usuário para uma finalidade específica: fechar negócios com satisfação do usuário.

A ideia principal é pegar o contrato com palavras complexas, sem contextos visuais, com textos extensos e cansativos e transformar em um documento fácil, com a mensagem clara e pensado na experiência do usuário na interação com o documento.

Para isso, são utilizadas uma série de recursos que favorecem o entendimento e a usabilidade do contrato, para que assim, seja cumprida a sua função de uma forma simples e intuitiva.

Com esse objetivo, o uso de cores, elementos visuais, linguagem facilitada e aspectos gráficos facilitam a funcionalidade do documento.

Como o contrato fica com a estética diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver: um paredão de texto –   surgem algumas dúvidas sobre essa nova forma de fazer contratos. Por isso, prepamos esse post pra esclarecer tudo sobre a aplicação de legal design nos contratos.

legal design em contratos

 

O que você verá aqui:

  • Contrato com legal design tem validade jurídica?
  • Por que usar legal design ou visual law no meu contrato?
  • O Legal Design pode ser usado em qualquer tipo de contrato?
  • Benefícios ao usar Legal Design
  • Qual plataforma usar para criar meu contrato?

 

Contrato com Legal Design ou visual law tem validade jurídica?

Por ser algo novo e visualmente diferente do que estamos acostumados no mundo jurídico, a dúvida sobre a validade jurídica é uma questão constante para quem ainda tem pouca informação sobre o assunto.

Então vamos ao que importa: o uso de legal design traz algum prejuizo para o contrato?

A aplicação do legal design pode ser usada em quase todo tipo de contrato, até mesmo em contratos sociais, que costumam exigir maiores formalidades, conforme presvitos na Instrução Normativa 55 (DREI) . Inclusive, o contrato social da Bits Academy foi o primeiro a ser registrado com Legal Design e não houve qualquer exigência.

Além disso, da Instrução Normativa 55 (DREI) já existem outras normas que sugerem a aplicação do legal design, como é o caso da Resolução nº 347/20 do Conselho Nacional de Justiça –  CNJ.

 

Por que usar legal design ou visual law no meu contrato?

O uso de Legal Design funciona como um facilitador mental, acelerador de entendimento.

Na medida em que os seus contratos são facilmente compreendidos, funcionais e úteis, o destinatário final daquele contrato vai compreender melhor as cláusulas nele previstas. Isso fará com que ele assine mais rápido o contrato, impactando diretamente o ciclo de vendas, por exemplo.

visual law contrato

Esse foi o caso da Lobby. Eles costumavam levar 90 dias para fechar um negócio. Após a empresa aplicar legal design nos contratos com seus clientes esse tempo foi reduzido para 30 dias.

Para acessar o case completo, basta clicar aqui.

O Legal Design pode ser usado em qualquer tipo de contrato?

De acordo com a lei, se não houver restrição de lei especifíca, é possível fazer um contrato em qualquer formato, inclusive verbal.

Portanto, os contratos com legal design e visual law tem plena validade e eficácia jurídica.

E vão além, eles são mais funcionais, claros e objetivos.

Dessa forma, o contrato com legal design trata-se de um contrato como outro qualquer, apenas evoluído, com adequações feitas para facilitar o entendimento do leitor final do documento.

Benefícios ao usar Legal Design ou visual law

Normalmente, a experiência do usuário com documentos jurídicos não são das melhores: burocracia, juridiquês, textos cansativos e que não passam a mensagem final para quem ler.

O Legal Design é um benefício para a sua empresa e para o desenvolvimento da sua equipe porque:

  • Diminui seu ciclo de vendas
  • Gera maior transparência nas relações
  • Diminui o inadimplemento das obrigações
  • Ajuda na comunicação com seu cliente;
  • Melhora processos;
  • Soluciona problemas de forma eficiente;

Qual plataforma usar para criar meu contrato?

O UX Doc é o único software que foi desenvolvido especificamente para a criação de documentos com legal design.

Na plataforma você encontra diversos modelos de contratos para fazer a adaptação à sua necessidade como identidade visual da sua marca.

Além disso, você tem acesso a um banco de cláusulas escritas com aplicação de ux writing, ou seja, com a “tradução” do “juridiquês.

Além do UX Doc, é possível criar contratos usando plataformas de design como o canva, powerpoint , figma e até mesmo no word.

 

software legal design

 

 

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04