Gestão Estratégica de Departamento Jurídico

5 benefícios exclusivos que apenas os clientes do Studio Bits de Legal Design possuem
Getting your Trinity Audio player ready...

O departamento jurídico é um dos setores mais estratégicos de um empreendimento. Responsável pela manutenção, controle e organização de contratos, atendimento, entre outras áreas relevantes, ter um gerenciamento eficiente é fundamental para atingir melhores resultados.

No entanto, a tarefa nem sempre é tão simples quanto parece. Na prática, é preciso que os profissionais e a própria gestão realize uma mudança de cultura e costumes, tendo como foco e objetivo o alcance da excelência nos processos.

Acompanhe a seguir e entenda o que é necessário para desenvolver uma gestão estratégica no departamento jurídico!

Qual a importância do departamento jurídico?

Dentro de uma empresa, o departamento jurídico exerce uma série de funções essenciais. O setor é responsável por realizar negociações, contratos, certificações, políticas de segurança da informação, consultoria, e muito mais. Ou seja, todas as atividades relacionadas a aspectos legais, judiciais e extrajudiciais.

A equipe é composta por advogados e profissionais do Direito, que atuam estrategicamente com os outros segmentos do negócio para fornecer orientações sobre boas práticas, legislação e ética. Com isso, é possível contar com processos internos mais padronizados e eficientes.

Além disso, o departamento jurídico também desempenha a função consultiva, prestando consultoria sobre questões financeiras e tributárias, de recursos humanos, de marketing e publicidade, e até mesmo de relacionamento com o consumidor.

Como podem ser otimizados?

Atualmente, muitos profissionais que atuam em departamentos jurídicos buscam formas de otimizar o trabalho e facilitar a compreensão das informações para toda a empresa.

Para isso, o Legal Design vem sendo amplamente usado, já que consiste em uma abordagem inovadora que prioriza o uso de elementos visuais para facilitar o entendimento de conteúdos e informações.

Qualquer pessoa, independentemente se é da área jurídica ou não, pode compreender os dados contidos nas documentações com o Legal Design. A ferramenta tem justamente o objetivo de tornar as informações mais acessíveis e claras para o público.

Com o Legal Design, o departamento jurídico pode deixar de ser um SAC e focar esforços em atividades mais estratégicas, que ajudam no crescimento do negócio. Isso porque a ferramenta melhora a comunicação e cria documentos mais compreensíveis, assertivos e interativos.

contrato legal design visual law

Usando o UX DOC como estratégia

O UX DOC é uma plataforma de Legal Design ideal para os departamentos jurídicos que precisam garantir que seus documentos sejam entendíveis para clientes internos e externos.

O software exerce uma série de funções que facilitam significativamente a rotina do setor jurídico, como:

  • automatização de documentos;
  • modelos exclusivos de contratos, cláusulas, petições, memorandos, códigos, entre outros documentos;
  • banco de ícones e imagens;
  • criação de produtos jurídicos considerando as necessidades dos usuários.

 

A ferramenta pode ser adotada sempre que o objetivo for melhorar o entendimento sobre as informações contidas nos documentos jurídicos. Hoje, inúmeros escritórios da área investem no UX DOC devido às inúmeras vantagens que o sistema oferece.

Diante da complexidade que o departamento jurídico exige dos profissionais, é interessante utilizar a abordagem do Legal Design para facilitar e tornar as demandas diárias mais práticas e eficientes.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra porque o UX DOC é a melhor solução para automatizar seus documentos, aumentar suas taxas de sucesso e tornar o seu time mais estratégico!

software visual law

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04