Legal Design: a nova estratégia de UX das empresas

visual-law-nova-estrategia-das-empresas

Você sabe como definir uma boa estratégia de UX (user experience) para a sua empresa? Imagine que você ou o seu time pensou em todos os aspectos de um site, aplicativo ou plataforma para gerar a melhor experiência para o seu usuário.

A experiência é perfeita, até o momento em que essa pessoa precisa lidar com algum tipo de documento para prosseguir. Aceitar uma política de privacidade ou termo de uso, fechar um contrato ou ler uma política de compliance, por exemplo. E tudo o que ela tem é um bloco gigantesco de texto. 

Com esse pensamento, você acabou de matar a experiência do usuário.

Tipicamente, a maior parte das empresas não pensa nos documentos como um dos elementos da jornada de compra ou experiência do usuário de um serviço ou produto. Isso faz com que a experiência do usuário definida por uma equipe de produto ou design sofra uma ruptura.

Essa ruptura pode ser suficiente para diminuir a conversão de vendas, prejudicar a experiência do usuário, impedir a conclusão de um negócio, dentre outros fatores negativos para a empresa.

Por essa razão, o legal design entra como solução para esse problema.

O que é Legal Design?

O Legal Design é a aplicação do design centrado no ser humano para o mundo do Direito. Com ele é possível tornar os sistemas jurídicos mais simples e acessíveis a partir de três pilares: Design, Direito e UX.

As estratégias de Legal Design trabalham com três objetivos principais:

  • a criação de um melhor front-end e back-end para o sistema jurídico;
  • auxiliar o leigo e o profissional do Direito;
  • melhorias incrementais de curto prazo e mudanças revolucionárias de longo prazo.
pesquisa-legal-design

Assim, o Legal Design oferece a possibilidade de:

  • comunicar informações de uma forma mais significativa;
  • melhorar a oferta de serviços e relacionamento com clientes;
  • desenvolver ideias em novos produtos e serviços;
  • construir uma cultura de inovação em uma organização.

Como o Legal Design melhora a jornada do usuário?

O Legal Design é capaz de melhorar a jornada do usuário a partir do momento em que ela corrige a anterior ruptura que os documentos jurídicos geram na jornada do usuário.

Para que isso seja possível, é necessário mapear e definir a jornada do usuário para entender em quais momentos podem ser utilizados recursos que melhoram a experiência com os documentos que serão apresentados a ele.

Como definir uma boa estratégia de UX na jornada do usuário?

É possível representar visualmente a jornada do usuário através do Design Thinking. Aqui, construímos etapas de relacionamento do cliente com um determinado produto ou serviço. Essas etapas descrevem os passos que são percorridos antes, durante e depois da compra.

Normalmente, a jornada do usuário é constituída da seguinte maneira:

legal-design-como-a-nova-estrategia-de-UX-das-empresas

Para mapear a jornada do usuário, uma empresa deve, em primeiro lugar, definir a sua persona. Pensando na experiência do usuário relacionada aos documentos, é necessário saber para quem é destinado aquele documento e entender como esse público  se comporta . Isso permite entender quais são os hábitos de consumo e o que eles buscam em relação a um produto ou serviço de uma empresa.

Para tornar isso real você deve fazer pesquisas de mercado, identificar pontos de contato com os clientes, saber quais são os obstáculos que possam aparecer para que o seu cliente finalize uma venda e quais são os estágios e critérios claros desse processo.

Como gerar resultados efetivos na estratégia de UX da sua empresa por meio do Legal Design?

A partir do momento que a jornada do usuário foi mapeada e identificada, a empresa pode considerar em quais etapas será necessário apresentar documentos para compor essa jornada.

Esses documentos, ao invés de causar interrupções na jornada do usuário, devem complementar e agregar à jornada. Nesse sentido, uma boa estratégia de UX e do desenvolvimento do legal design vai garantir uma jornada agradável ao cliente que vai comprar um produto ou serviço e precisa ler, negociar e assinar um contrato que será necessário para fechar essa compra.

Para você entender como é possível construir documentos em legal design de forma mais eficiente, baixe este e-book. Aqui você aprenderá um passo a passo sobre essa estratégia que está movimentando o mercado jurídico!

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04