Software jurídico: como escolher para escritórios de advocacia?

Advogado usando sofrware jurídico em notebook sobre a mesa do escritório

Agora uma inovação que já faz parte da rotina de quem trabalha com demandas do Direito, o software jurídico traz diversas funcionalidades para os escritórios de advocacia.

O mercado tem se tornado aquecido nessa área: como destaca essa matéria da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os advogados estão apostando nas legaltechs e desenvolvendo diversas facilidades para o mundo jurídico.

Na hora de escolher o software jurídico mais indicado para o seu escritório, é necessário levar uma série de fatores em consideração, o que pode ser um pouco trabalhoso no início.

Para ajudar você com essa decisão, a Bits, especialista em legal design, preparou esse conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre software jurídico.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que são softwares jurídicos?

Softwares para advogados são sistemas que oferecem automatização e agilidade para a rotina dos escritórios de advocacia, além de ajudarem a organizar e realizar algumas das demandas presentes nas práticas do Direito.

Projetados para as mais diversas áreas jurídicas, os softwares jurídicos são indicados para todos os profissionais da área, de grandes escritórios a advogados autônomos.

Benefícios do software jurídico para escritórios de advocacia

Profissionais conferindo em notebook sobre a mesa quais os benefícios de usar software jurídico

Desde aumentar a produtividade a desafogar o trabalho das equipes envolvidas em um escritório de advocacia, essa plataforma para advogados oferece diversas vantagens para quem trabalha nesse nicho da prestação de serviços.

Listamos algumas delas logo abaixo; confira:

Automatização de processos

Tarefas manuais e repetitivas agora não precisam de um profissional destinado especialmente a isso: é possível deixar que um software jurídico faça isso por você!

Com ele, o escritório armazena todas as informações de um processo, automatizando um cadastro, classificando e armazenando documentos em nuvem.

Além disso, você põe fim às diversas pastas no drive e planilhas no Excel que, muitas vezes, apenas repetem dados e acabam não sendo muito usuais para a equipe.

Diminuição de erros

Atividades desempenhadas por um humano estão sempre sujeitas a erros; e isso é absolutamente normal.

Porém quando essas tarefas são automatizadas e feitas de forma sempre correta e assertiva, além de ser bom para o escritório, evita que a responsabilidade fique toda em um único profissional.

Com uma plataforma para advogados, você evita que seu escritório perca prazos, preencha documentos e contratos com dados errados, e ainda garante melhor fluidez dos processos do seu time.

Entrega de valor ao cliente

Essa vantagem é mais uma consequência das funcionalidades dos softwares jurídicos.

Com uma tecnologia que auxilia na organização, distribuição de demandas, controle de prazos e comunicação, entre as equipes e com os clientes, fica ainda mais fácil trabalhar a imagem do escritório.

Com cronogramas sempre cumpridos, o cliente fica satisfeito e passa a confiar no trabalho do escritório, fortalecendo o valor e a credibilidade da sua empresa.

Tipos de software jurídicos: como escolher?

Advogado em mesa de trabalho conferindo em notebook quais os tipos de software jurídico mais comuns

Quando falamos que esses sistemas podem ser usados nas mais diversas áreas do Direito, é porque o mercado já oferece diversas soluções em softwares jurídicos.

Cada um tem funções mais específicas: alguns voltados para a gestão de processos, outros para a gestão financeira, alguns ajudando com relatórios e indicadores.

Listamos abaixo os principais deles, que podem ser úteis para as demandas do seu escritório; confira:

Software jurídico para acompanhar processos

Gerenciando e acompanhando processos, esse tipo de sistema ajuda com uma das principais demandas dos advogados: lidar com prazos.

Para garantir a satisfação do cliente e o melhor direcionamento de qualquer processo, cumprir com os prazos estipulados é essencial, e contar com uma tecnologia para isso facilita demais a rotina dos escritórios.

Além disso, softwares de acompanhamento de processos também digitalizam e armazenam os processos, e você consegue monitorá-los de qualquer lugar.

Software jurídico de finanças e contabilidade

Indicado para qualquer área do mercado, um sistema de finanças e contabilidade é essencial para manter a organização de uma empresa – e não seria diferente com um escritório de advocacia.

Com receita sempre entrando e saindo, é muito importante que todos os sócios da empresa tenham ciência de que forma o capital está sendo investido, bem como das despesas do escritório e o que fazer em casos de prejuízos financeiros.

Contar com um software de finanças ajuda a reduzir custos e identificar melhorias e mudanças na contabilidade da empresa.

Software jurídico para gestão de escritórios

Para organizar todas as demandas de um escritório, e geri-las com eficiência, contar com um sistema para gerenciamento geral pode ser uma grande ajuda.

Com um software jurídico especializado nessa área, é possível que o time crie tarefas no sistema com atribuições individuais ou coletivas, além de atribuir prazos, funções e prioridades.

Um sistema assim aproxima os diversos setores, facilita a comunicação entre as equipes, e contribui para a entrega de um trabalho de excelência para os seus clientes.

Software jurídico de law design

Uma das inovações que mais tem conquistado espaço na advocacia, o law design consiste na otimização de contratos e documentos, para a melhor compreensão dos clientes e menos erros em acordos e parcerias.

Existem software jurídicos especializados em law design, ajudando diversos escritórios a centrarem seus documentos na experiência do usuário e garantir melhores resultados.

Usando o law design na rotina do seu escritório, você garante:

  • melhor experiência do usuário;
  • menos edições nos documentos;
  • mais sucesso nas ações do judiciário;
  • menos vai e volta na negociação de contratos;
  • entre outras vantagens.

E, nesse tipo de demanda, temos o software perfeito para o seu escritório: o Studio Bits de Legal Design!

Como funciona o software jurídico da Bits Legal Design?

Pensando na forma e função dos documentos jurídicos, a especialidade do Studio Bits é usar o legal design para facilitar a compreensão de contratos e demais documentos.

Para aplicar o visual law, entenda como funciona nosso software jurídico:

  • o cliente envia o documento;
  • aplicamos o UX Writing;
  • aplicamos o design e demais elementos visuais;
  • entregamos um documento otimizado para a melhor compreensão dos seus clientes.

Referência no Brasil e no mundo, a Bits já transformou a forma de redigir contratos de grandes empresas, como Carrefour, Santander e Sicred.

Faça um teste com o Studio de Legal Design da Bits e revolucione o seu escritório de advocacia!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre software jurídico e quais os mais indicados para o seu escritório de advocacia!

Conte com mais esse auxílio da tecnologia para tornar sua empresa referência no seu mercado.

Na hora de escolher o melhor software jurídico de visual law, conte com a Bits para otimizar seus documentos e contratos!

Para mais dicas e informações, acesse o blog da Bits.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04