Visual law para departamento jurídico

Departamento Jurídico
Getting your Trinity Audio player ready...

O mundo jurídico vem passando por várias transformações que melhoram sua comunicação e eficiência. Uma das tendências dos últimos anos é o Visual Law. Conhecer sobre essa novidade é indispensável para qualquer departamento jurídico que deseja se modernizar e trazer mais resultados.

Essa é uma tendência que já se consolidou na área. Para não ficar para trás, leia este conteúdo para entender o que é Visual Law, quais são os benefícios conquistados, exemplos práticos e como começar a aplicá-lo no departamento jurídico!

O que é Legal Design e Visual Law

Primeiro é necessário entender o que é Legal Design, termo que surgiu no Legal Design Lab da Stanford Law School

O legal design consiste na forma como são avaliados e desenhados os negócios jurídicos de forma simples, funcional, atrativa e com melhor usabilidade para o destinatário final.

Também chamado de Visual Law, essa metodologia torna os documentos jurídicos mais fáceis de ler e mais atrativos por meio de fluxogramas, ícones, cores e com o uso de uma escrita simplificada.

Legal Design

Quais os benefícios para o departamento jurídico?

O Visual Law traz vantagens que otimizam todo o departamento jurídico.

Veja as principais a seguir:

Maior compreensão

O conteúdo dos documentos tem uma extensão menor, promovem uma leitura mais fluída, objetiva e clara. Além disso, são usados elementos visuais que auxiliam na identificação de tópicos e compreensão do texto. Tudo isso contribui para compreensão do texto tanto para profissionais da área como leitores.

Pensando que um documento jurídico, como um contrato, por exemplo, passa por vários setores de uma empresa, nem todas as pessoas terão conhecimento jurídico para entendê-lo. 

Por isso, a aplicação do visual law facilita o entendimento dos direitos e obrigações por todas as pessoas, diminuindo,assim, o número de consultas que elas irão fazer ao departamento jurídico. 

Eficiência

Por entenderem o conteúdo, os colaboradores de outras áreas absorverão o conteúdo dos documentos mais rapidamente e deixarão de sobrecarregar o time jurídico com dúvidas comuns. 

Isso faz com que o departamento jurídico não seja acionado para tirar dúvidas simples de outras áreas. O tempo gasto analisando documentos jurídicos será minimizado. 

Dessa forma, os advogados poderão focar em atividades estratégicas, como identificação de riscos, identificação de oportunidades de eficiência tributária. Dessa forma, consegue gerar mais valor para a empresa.

Maior engajamento com os documentos

Conforme uma pesquisa realizada pela Bits Academy em 2020, cerca de 92% dos usuários dos documentos jurídicos preferem ler aqueles com recursos do Legal Design. Para advogados ou pessoas leigas (de outras profissões) esse percentual foi de 87.7%.

Esses dados comprova

 

m como a grande maioria das pessoas preferem usar documentos com Visual Law. Assim, eles se sentirão mais à vontade para usar os documentos, terão melhor experiência e maior engajamento durante sua rotina de trabalho.

Por isso, os departamentos jurídicos já estão usando essa estratégia para engajar a leitura dos seus colaboradores em documentos como políticas internas, procedimento de resposta a incidentes e código de ética, por exemplo.

visual law modelo legal design

 

Diminui tempo de negociação do contrato

Não é apenas o time interno que se aproveita das vantagens da melhor legibilidade do Visual Law. Parceiros, investidores, clientes e outras pessoas também usufruem desses benefícios. 

Como o visual law faz facilita a compreensão do conteúdo, as partes tendem a fechar contratos mais rápidos, já que os termos estão objetivos e claros, o que traz maior transparência e segurança para a relação. Impactando diretamente no faturamento da empresa.  

Quais empresas que já usam Visual Law?

Empresas líderes de mercado já estão aplicando esse conceito para aproveitar dos benefícios listados. Algumas empresas que usam o serviço de Visual Law da UX DOC são:

  • Santander;
  •  Energisa;
  • Carrefour;
  • Cyrella
  •  MaxMilhas;
  • TecBan; e muitas outras.

Como começar a aplicar a Visual Law?

O ponto de partida é entender para quem se destina aquele documento. A partir daí, a linguagem utilizada será direcionada para este leitor final. 

Nessa fase da escrita simplificada, um exemplo do que pode ser feito é o uso de cláusulas menores e com redação mais objetiva e na voz ativa..

Também devem ser aplicados elementos gráficos que auxiliam na compreensão dos textos. Mas é preciso ter cuidado com as cores vibrantes, pois o uso exagero não é agradável para os usuários.

As cores também podem impactar no comportamento do leitor. Conforme a mesma pesquisa da Bits Academy, 62.2% das pessoas afirmam se sentirem mais confortáveis usando o verde para um botão de “concordo”. Enquanto 86.5% preferem vermelho no botão de “não concordo”.

Esses são apenas alguns exemplos das inúmeras melhorias que são feitas nos documentos. 

Preciso ter formação em designer para ser legal designer?

Pode ser inviável se tornar um designer para alterar seus documentos, por isso existe o UX DOC , software especializado em visual law e legal design, onde é possível encontrar modelos prontos de documentos, bancos de ícones, blocos de textos com escrita simplificada e várias funcionalidades que auxiliam a criação do legal design. 

Entre os modelos oferecidos estão contratos, Term Sheet, Termo de parceria, NDA, Termo de confidencialidade, Termo de cessão de uso de imagem, memorandos, petições, códigos e muito mais.

 Além disso, é possível criar o seu documento do zero também, personalizado com a identidade visual da empresa.

Quer ver como o Visual Law funciona na prática? Crie uma conta na UXDOC e experimente nossos modelos grátis!

software visual law

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04