Jurimetria: o que é? Dicas e exemplos de como usar

visual law STF
Getting your Trinity Audio player ready...

Dentre as ferramentas e inovações que têm revolucionado a forma como conhecemos e praticamos o Direito atualmente, a jurimetria é uma das mais importantes .

Parte da conhecida Advocacia 4.0, juntamente com outras práticas que agora fazem parte da rotina dos advogados, como o Legal Design e o Visual Law, a jurimetria faz parte da eficiência aplicada por profissionais do Direito interessados em trabalhar pensando no futuro.

Se você veio até esse artigo, é porque entender mais sobre jurimetria, certo?

Então companhe abaixo e boa leitura!

O que é jurimetria?

Conforme a ABJ (Associação Brasileira de Jurimetria), jurimetria é a “disciplina resultante da aplicação de modelos estatísticos na compreensão dos processos e fatos jurídicos”. Sintetizando: a jurimetria é a estatística aplicada ao Direito.

Atuando junto de softwares jurídicos especializados, esse método usa dados matemáticos e estatísticos para compreender tendências, entender posicionamentos e analisar repetições que acontecem no cenário jurídico.

Parece confuso? Calma! A gente te explica.

Usando essa ciência, é possível antecipar cenários e traçar as probabilidades de resultados para determinadas situações na rotina do advogado, como por exemplo, identificar qual vara tem mais propabilidade de julgar uma tese procedente. 

Isso facilita a tomada de decisões e direciona estratégias de uma forma que, antigamente, não era possível.

Quando surgiu?

O termo tem origem americana, e os primeiros registros do que viria a ser a jurimetria que conhecemos hoje surgiram em 1940, pelo jurista Lee Loevinger.

Em 1992, as abordagens dos estudos nessa área evoluíram e passaram a ser mais específicas, com fortes usos das ciências exatas, tornando o Direito mais quantitativo por meio da introdução de métodos, dados estatísticos e métricas.

Qual sua importância?

Advogados em reunião discutindo e utilizando softwares jurídicos

Com o uso da jurimetria na rotina jurídica, por meio de softwares voltados para esse fim, as chances de sucesso nos tribunais aumentam consideravelmente.

O trabalho fica mais focado em eficiência e resultados, uma vez que o advogado tem acesso às estatísticas criadas com base em análises dos dados de processos armazenados em um banco destinado a esse fim.

Os tribunais já fazem uso dessa tecnologia, quando promovem sentenças de problemas parecidos não muito diferentes entre si, com o objetivo de tornar os processos sistematizados.

Nos escritórios, essa prática garante mais agilidade para as demandas e contribui com a produtividade dos advogados.

Quais plataformas usar?

Nos escritórios, essa metodologia ajuda em diversas áreas de atuação do Direito, principalmente no que diz respeito às demandas mais recorrentes dos advogados. Aqui deixamos algumas opções para quem está querendo implementar.

Usando os softwares destinados à essa prática, além do apoio de tecnologias como o big data analytics e Inteligência Artificial, a jurimetria pode ajudar praticamente todas as áreas de um escritório.

Aumente a satisfação dos seus clientes usando o software da Bits Legal Design, especializado na produção de documentos jurídicos!

Qual a principal metodologia aplicada na jurimetria?

Usando a incorporação de dados e gráficos, bem como diversas outras facilidades tecnológicas que, além de automatizar, tornam o trabalho muito mais visual, a metodologia aplicada tem a função de ser muito mais dinâmica.

Em uma era onde o Direito tenta, ao máximo, desburocratizar seus processos e ser mais acessível aos seus clientes, essa ferramenta se destaca atuando exatamente com essas diretrizes.

Inclusive, usando também elementos de design, a jurimetria está intimamente ligada ao Legal Design – que tal conhecer um pouco mais sobre essa relação logo abaixo?

Qual a relação da jurimetria com o Legal Design?

Advogados em um escritório discutindo o uso da jurimetria com o legal design na rotina jurídica

A jurimetria e o Legal Design se conectam em dois pontos.

O primeiro é em como o legal design pode ajudar a entender as informações extraidas a partir dos dados.

Ou seja, com a aplicação de design e escrita simplificada, é possível entender os dados, ter insights e partir para um plano de ação, tomando decisões de forma mais acertada.

Em relação em como a jurimetria ajuda no legal design, podemos falar que ao usarmos métricas para entendermos o comportamento dos leitores dos documentos no momento antes e depois da aplicação do legal design, nos traz informações valiosas sobre o seu uso.

Juntos, jurimetria e Legal Design são as novas formas de tornar mais clara a informação jurídica.

STF  usa legal design e jurimetria para facilitar 

O novo projeto visual do boletim “Repercussão Geral em Pauta”, disponível no site do Supremo Tribunal Federal (STF), elaborada pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep),  agora está com uma apresentação mais moderna e que facilita a visualização das informações.

 

visual law STF
Fonte: Portal do STF

Para o secretário-geral da Presidência, Pedro Felipe de Oliveira Santos, os elementos de legal design incorporados ao novo formato do boletim agregam uma visualização mais dinâmica e assertiva e permitem a compreensão direta dos julgamentos da Corte pelos demais órgãos da justiça e pela sociedade.

Quer aplicar legal design nas suas peças? Conheça o Studio Bits de Legal Design.

Conclusão

As inovações jurídicas vieram para ficar: jurimetria, Legal Design e outras ferramentas agora se tornam cada vez mais indispensáveis para a rotina no mundo do Direito.

Simplificando processos e reduzindo burocracias, essas práticas tornam o Direito mais próximo de quem ele realmente deve estar: a sociedade.

Logo, entender mais sobre esse assunto e começar a adotar essas metodologias no seu escritório reduz práticas mais conservadoras e ultrapassadas, abrindo espaço para uma nova forma de exercer a advocacia e garantir maior satisfação da parte dos seus clientes.

Experimente levar o Legal Design e outras inovações para o seu time jurídico!

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas.

Para mais dicas, acesse o blog da Bits.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

legal design inovacao juridica

Legal Design: Maior Inovação Jurídica

O mundo jurídico enfrenta diversos desafios em meio a constante evolução da tecnologia, como o volume de informações, a diversidade de fontes emissoras, as inseguranças

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04