Legal Design: Maior Inovação Jurídica

legal design inovacao juridica

O mundo jurídico enfrenta diversos desafios em meio a constante evolução da tecnologia, como o volume de informações, a diversidade de fontes emissoras, as inseguranças jurídicas e a necessidade de confiabilidade. 

Nesse contexto surge a criação do Legal Design, com uma abordagem criativa e moderna, que tem como objetivo tornar o sistema jurídico mais utilizável, satisfatório e centrado em seus usuários. 

O que é o legal design?

O Legal Design não se restringe apenas a aparência visual dos documentos jurídicos, mas seu objetivo principal é criar soluções focadas nas necessidades das pessoas que usam os serviços e documentos jurídicos. Se quiser se aprofundar mais, acesse esse post

Modificando a forma de entregar informações jurídicas para as pessoas, o legal design usa uma linguagem mais simples e direta, unindo fundamentos do design com a expertise jurídica.

software de legal design e visual law

Por que usar o Legal Design agora?

Podemos mencionar algumas questões cruciais enfrentadas no mundo jurídico:

1- A linguagem complexa usada no Direito.

Isso dificulta a compreensão por parte dos clientes e até mesmo dos profissionais não especializados em certa área.

2- O afastamento do cliente.

A maneira tradicional de apresentar as informações jurídicas acaba por distanciar os clientes, gerando um sentimento de insegurança.

3- Baixa taxa de leitura dos documentos jurídicos.

Os contratos e termos de serviços são longos e cansativos, o que leva muitas pessoas a não lerem.

4- Necessidade de inovação.

Com o avanço da tecnologia, é necessário que o mundo jurídico acompanhe essas demandas digitais.

Portanto, o Legal Design surge como uma resposta a esses desafios enfrentados pelo mundo jurídico, permitindo que advogados e profissionais da área se comuniquem de forma mais eficiente e transparente com as pessoas.

À medida que a demanda por soluções aumenta, o Legal Design é cada vez mais usado pelo judiciário e grandes empresas. Ainda que seja uma abordagem relativamente recente, tem se mostrado bastante necessário, contribuindo cada vez mais para uma justiça mais eficiente.

Como fazer legal design

Existem algumas formas de aplicar legal design no seu documento. 

Hoje já existe uma ferramenta exclusiva para isso, o UX DOC. Ou você pode optar por contratar uma empresa especializada, como é o caso da BITS, maior especialista do país em Legal Design e Visual Law. 

A Bits já atendeu grandes empresas, como Magazine Luiza, Santander, Carrefour, Dasa, Porto Seguro e escritórios de advocacia por todo o país.

Clique abaixo para solicitar uma conversa com um especialista.

legal design botão para criar o seu

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Tendencias advocacia

Tendências na advocacia para ficar de olho

Getting your Trinity Audio player ready… Foto: Shutterstock Uma área que tem se modernizado cada dia mais é a do Direito: conhecida por ser pouco

legal design inovacao juridica

Legal Design: Maior Inovação Jurídica

O mundo jurídico enfrenta diversos desafios em meio a constante evolução da tecnologia, como o volume de informações, a diversidade de fontes emissoras, as inseguranças

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04