Getting your Trinity Audio player ready...
|
A maioria dos advogados não se acha criativo e essa visão pode acabar criando uma barreira para que eles iniciem seus projetos de legal design e visual law.
Existem algumas plataformas que podem ajudar nesse processo, como o UX DOC, word, power point, figma e o canva.
E hoje vamos falar como você pode criar seus documentos no canva.
Pontos positivos de usar o canva para visual law
O canva é uma plataforma de design para não designers. Isso faz com que a usabilidade e facilidade de montar designs seja fácil e intuitiva para quem não tem familiaridade com design, como é o caso da maioria dos advogados.
Portanto, o maior ponto positivo é a facilidade de manuseio da plataforma.
Além disso, o canva possui um banco de ícones com amplas opções que podem ser usados no seu documento com visual law e legal design. Isso traz agilidade na hora da criação.
É possível também fazer a importação de ícones de outros lugares como o icons8 ou freepik.
Você consegue ainda fazer o upload de fontes para deixar o seu documento mais personalizado.
Pontos negativos de usar o canva para visual law
Como o canva foi desenvolvido para criar peças de design gráfico, a experiência de texto dele não é muito boa, principalmente quando se trata de fazer documentos jurídicos.
Os textos podem ficar sobrepostos, podem ser apagado sem querer, ficar desalinhados. Enfim, como a plataforma não foi construída para essa finalidade, apesar de ter um ótimo desempenho em relação ao design, na parte de texto pode deixar a desejar.
Como começar o visual law no canva
Se você nunca criou um documento de visual law ou legal design no canva, começar um do zero pode ser difícil, ja que essa habilidade nunca foi desenvolvida pela maioria dos advogados.
Pensando nisso, criamos um template de contrato de prestação de serviço com visual law para ajudar nesse início.
Para acessar, basta clicar na imagem abaixo:
Quais outras plataformas posso usar pro visual law?
Existem outras plataformas onde você vai conseguir fazer seus projetos, tudo vai depender do seu grau de conhecimento das plataformas e qual o formato final que aquele documento precisa ter.
Se você já tem um maior conhecimento em design, usar o figma , ilustrator e power point pode ser interessante.
Se você não quer sair do word, é possível fazer visual law nessa plataforma também.
Um ponto importante é que nenhuma delas foi criada para o visual law, por isso vão existir limitações.
Mas aqui vai uma notícia boa!
Recentemente foi desenvolvido um software exclusivo para o visual law e legal design: o UX DOC.
Software de visual law e legal design
Recentemente lançado no mercado, com o UX Doc você pode criar seus documentos sem os problemas e limitações das outras plataformas, já que ele foi desenvolvido para a criação de documentos jurídicos com legal design e visual law.
Além de ter uma ótima experiência de texto, ele também oferece templates de documentos como contratos, procuração, termos de uso e outros para você fazer o visual law em poucos cliques.
Se você quiser ser um dos primeiro a usar essa plataforma que vai facilitar a sua vida na hora de criar legal design e visual law, acesse o UX Doc gratuitamente por 30 dias.
Fundadora e CMO na Bits Academy, onde ganhou os prêmios do Startup Awards e 100 open Startups. É presidente da Comissão de Legal Design e Visual Law OAB/PB. Possui mestrado em Portugal, é advogada e professora no INSPER e na Bits Academy. Autora do livro: “Transforme qualquer pessoa em cliente”. Foi listada como uma das líderes de comunidade de startups do Estado da Paraíba em uma pesquisa nacional realizada pela ABStartups . Ela também foi Coordenadora de Novos Negócios na Vá de Táxi e fundou o GFM.