Visual law no Word: como fazer? Passo a passo na prática!

Como fazer visual Law no Word

Um dos softwares de produção de texto mais famosos do mundo, o Word, da Microsoft, é muito usado nas mais diversas áreas de prestação de serviços, inclusive na advocacia. Inclusive, sabia que é possível aplicar os conceitos de visual law nos documentos editados no programa?

Aqui, ele serve de apoio para a elaboração de contratos, artigos, propostas e documentos no geral, tornando- se uma ferramenta quase indispensável na rotina de um escritório.

Porém, com as inovações jurídicas chegando para mudar a forma como o Direito é exercido, a forma tradicional de produzir documentos jurídicos do Word acabou ficando no passado – abrindo espaço para práticas como o Visual Law.

Quer saber como fazer visual law no Word? Veio ao lugar certo!

A equipe Bits, sua especialista em Legal Design, preparou um conteúdo especial sobre o tema, para tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Não sabe como fazer visual law nos seus documentos? Aprenda os conceitos do legal design no curso da Bits e conquiste seus clientes!

O que é visual law?

Visual law é o método empregado no Legal Design para simplificar contratos e documentos jurídicos.

Em suma, ele serve para tornar esses arquivos otimizados para a compreensão do cliente, que muitas vezes se confunde com o jargão técnico do Direito e acaba tornando o processo contratual muito mais burocrático.

Quer saber mais sobre o visual law e suas vantagens? A Bits tem um conteúdo especial sobre esse tema!

Clique aqui para acessar nosso blog e o artigo sobre visual law.

Importância do visual law

Podemos dizer que a advocacia precisa do visual law, apesar dos escritórios não serem obrigados a adotarem essa técnica.

É por meio de inovações como o visual law que o Direito se torna mais próximo do seu público-alvo, oferecendo soluções realmente acessíveis ao cliente.

O visual law é a principal referência na chamada “democratização da informação”: com menos foco no juridiquês, os conteúdos de documento e contratos podem ser lidos e, principalmente, compreendidos, por pessoas que não estão necessariamente no meio jurídico.

Além disso, os escritórios que fazem uso dessas ferramentas se destacam em meio aos demais profissionais, usando a tecnologia aliada à expertise da empresa.

Quais documentos podem ser feitos com visual law no Word?

Documentos para editar com Visual Law no Word

O visual law está presente no dia a dia do escritório sempre com foco em simplificar a compreensão dos documentos.

São exemplos de arquivos que podem ser feitos com visual law por meio do Word:

  • petições;
  • contratos;
  • peças jurídicas;
  • atas societárias;
  • documentos de compliance;
  • entre vários outros.

Em resumo, pode-se aplicar o visual law em quase todo documento que é redigido no Word.

O importante, aqui, é fazer um uso assertivo dos elementos do visual law, como infográficos, tabelas, formatações e mais uma série de recursos que reduzem o aspecto “engessado” dos antigos documentos jurídicos.

Fazer ou não fazer visual law no Word?

Usar o Word para produzir documentos que sejam mais acessíveis para os clientes do escritório é uma boa opção.

Entretanto, o processo de produção dessa forma acaba sendo muito manual, onde a pessoa responsável por esse documento deve colocar os elementos visuais em cada página, sem nenhum tipo de automação.

Logo, essa tarefa acaba demandando muito tempo.

É possível fazer uso de softwares jurídicos específicos para a produção de documentos com o visual law, facilitando um pouco essa demanda.

Além disso, contratar uma empresa especializada em Legal Design, como a Bits, torna esse processo ainda mais fácil, com profissionais dedicados exclusivamente à essa área.

Como fazer visual law no Word?

Pensando sempre em tornar melhor a experiência do usuário na leitura de um documento, a prática do visual law deve se preocupar tanto com a escrita do artigo, quanto com a aplicação dos elementos que otimizam o documento.

Confira abaixo de que forma alcançar esse objetivo, fazendo visual law no Word:

Defina o público alvo

Para cada tipo de cliente existe uma forma de se comunicar – e saber para quem será destinado o documento torna ainda maiores as chances de sucesso da aplicação do visual law.

Por isso, saiba para quem seu documento será destinado: um contrato para um cliente? Uma procuração? Uma petição para um juiz?

Esse detalhe é muito importante, e é a base para o melhor resultado do seu documento.

Fuja do juridiquês

A linguagem jurídica extremamente técnica e, por vezes, incompreensível, deve ser completamente evitada quando se fizer uso do visual law no word.

Priorize sempre uma mensagem clara para o seu leitor, evitando o jargão rebuscado e cheio de expressões que não são claras para todo mundo, principalmente para quem não faz parte do meio jurídico.

Inclua elementos gráficos

Elementos gráficos no visual law do word

A chave de um bom documento produzido com visual law no Word é o uso de elementos visuais, que tornam o arquivo menos maçante em sua leitura, além de facilitar imensamente a sua compreensão.

São exemplos de elementos gráficos usados pelo visual law:

  • bullets;
  • ícones;
  • vídeos;
  • imagens;
  • tabelas;
  • planilhas;
  • QR codes;
  • storytelling;
  • infográficos;
  • fluxogramas;
  • e muitos outros.

Melhore a formatação

Para economizar tempo de leitura e tornar essa tarefa ainda mais fluida, uma boa formatação faz parte das práticas do visual law em otimizar o documento.

Use mais espaçamento e destaque para partes importantes do texto, além de alinhar todo o conteúdo, de forma a tornar a leitura mais agradável.

Além disso, saiba harmonizar fontes, numeração e cor, seguindo possíveis exigências do documento em questão e buscando o melhor resultado para o usuário.

Bits Legal Design: solicite seu documento personalizado!

Quer oferecer para seus clientes documentos com maior chance de sucesso?

A Bits Legal Design é especialista na produção de documentos com visual law, visando a melhor compreensão para o usuário, e melhores taxas de aceitação dos documentos do seu escritório.

Com o nosso Studio de Legal Design, você recebe documentos produzidos de forma estratégica, com o uso do UX Writing e do Design, reduzindo o vai e vem de contratos e fidelizando seus clientes.

Personalize seu documento Word com a Bits; clique aqui para conhecer nosso processo!

Conclusão

Agora você sabe tudo sobre o visual law no Word e de que forma aplicá-lo na rotina do seu escritório!

Com o uso de ferramentas inovadoras assim, o seu escritório se destaca e oferece as melhores soluções para seus clientes.

Conte com a Bits para produzir documentos otimizados e focados em uma melhor experiência do usuário!

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você.Para mais informações e dicas, confira o blog completo da Bits.

Se inscreva em nossa Newsletter

Marketing por

Veja também

Quer utilizar Legal Design na sua empresa?

Entre em contato conosco!

FOTO_04